Editorial do Jornal Ovale critica ANS e Operadoras de Plano de Saúde

Balcão da Saúde operadoras de planos privados precisam de regras mais rígidas

O desempenho medíocre da maioria das operadoras de planos de saúde na avaliação anual da Agência Nacional de Saúde Suplementar tem sido um fato recorrente sem que se defina critérios mais objetivos e eficazes para punir as empresas que perpetuam abusos contra os seus clientes.
A ANS tem se limitado a suspender a venda de novos planos nos casos em que a avaliação das operadoras de planos revela um quadro insustentável e de ameaça à vida de seus usuários. A punição é provisória e sempre pode ser revogada desde que a empresa em xeque sustente que tomou as providências necessárias para tornar o serviço mais eficiente.
Com relação às demais operadoras, não existem metas claras de melhoria no atendimento e, muito menos, uma fiscalização periódica dos planos de saúde. A agência vale-se das queixas encaminhadas pelo usuários ou dos relatos dos órgãos de defesa do consumidor.
Diante da leniência do governo, muitas operadoras transformaram a oferta de planos de saúde em um balcão ilimitado de negócios. Há muito mais usuários do que infraestrutura para os atendimentos médicos, com casos frequentes de retaguarda hospitalar deficiente ou precária e de acesso limitado a exames. Há uma escassez crônica de médicos especialistas, provocada pela utilização de tabelas de prestação de serviço com preços absolutamente defasados e irreais.
Com uma expansão exponencial de mercado nas últimas duas décadas, em grande parte consequência da ampliação do mercado formal de trabalho, a saúde privada já compete com o SUS em queixas dos usuários e gargalos aparentemente intransponíveis. Ressalvando-se as exceções, o problema é que se trata de negócio privado que, muitas vezes, vende a ideia enganosa de oferta de serviços médicos de qualidade à população. E não há ninguém no Executivo ou no Legislativo para disciplinar o negócio e coibir com mais rigor os abusos das operadoras.

http://www.ovale.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s