Farmacêuticos vão prescrever remédios sem receita na região

Farmacêuticos vão prescrever remédios sem receita na região
By System Administrator
Published: September 27, 2013
Ana Lígia Dal Bello
Especial para O VALE
Jornal o Vale
Farmacêuticos da região aprovaram a resolução do CFF (Conselho Federal de Farmácia), que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios que não necessitam de receita médica.
Analgésicos, antitérmicos e remédios fitoterápicos poderão ser prescritos nos casos considerados de “transtorno menor”, como dores de cabeça, enjoos e resfriados.
A farmacêutica Daniela Maria Ducatti Formaggio entende que “o farmacêutico tem condição de medicar. Isso já era feito verbalmente, mas agora o profissional pode assinar posologia, o que facilita para o paciente que não tem hábito de ler bula.
Para a microempresária Pâmela L. de Faria Silva, será melhor porque “os médicos têm agenda cheia, é difícil conseguir consulta para algo que não é grave”.
Conforme o vice-presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina) e diretor de fiscalização Emmanuel Fortes, o CFM é contra à resolução porque as leis brasileiras autorizam a abertura de consultórios e a prescrição de remédios apenas para médicos.
“Qualquer pessoa pode aprender sobre doenças, mas, sem o grau em medicina, ela não pode se apresentar como médica à sociedade. A resolução permite que montem consultórios só pra tratar as doenças de transtorno menor. Quem vai assinar o atestado de óbito se o paciente morrer?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s